Quantcast
Já iniciou a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde e pretende "voar mais longe"
Segue-nos

Noticías

Já iniciou a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde e pretende “voar mais longe”

O capão está de volta às mesas da cidade de Freamunde entre os dias 1 e 13 de dezembro e conta com novidades que prometerão alegrar os amantes da especialidade.

Publicado há

em

Arrancou esta quarta-feira, dia 1 de dezembro, a XVI Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, um prato típico da região. A especialidade fará parte da mesa de 12 restaurantes da cidade até dia 13 de dezembro. Mas, o evento conta com novidades que prometerão alegrar os amantes do capão.

Já começou uma das semanas mais apreciadas pela população da cidade de Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira. A XVI Semana Gastronómica do Capão à Freamunde está de volta e com novidades! Entre elas está a introdução de um selo identificativo da ave, através da colocação de uma anilha. Neste sentido, esta decisão permite a identificação do “Capão à Freamunde” e visa levar o prato ao “patamar de excelência e confiança”.

O Presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira salienta a importância desta especialidade no turismo de negócios: “Se hoje temos o capão à Freamunde como marca de excelência deve-se à resiliência e entrega dos restaurantes”, declarou.

A especialidade de “Capão à Freamunde” estará disponível em 12 restaurantes da cidade de Freamunde: “Aidé”, “A Presa”, “O Gusto”, “Al´Capão”, “A.REI.A”, “Casa de São Francisco”, “O Tarasco”, “O Marceneiro”, “São Domingos”, “Os Primos”, “Tapper” e “O Parrilhada”.

Os estabelecimentos aderentes participarão também no concurso gastronómico que irá eleger o melhor capão. No dia 12 de dezembro será a entrega do prémio ao vencedor.

Todos os anos, os apreciadores do capão devem fazer uma marcação prévia nos restaurantes aderentes de pelo menos 24 horas para pedidos de meio capão (take away) ou capão inteiro (no estabelecimento). Mas, na presente edição será possível pedir a especiaria à dose, num dia específico, ao almoço ou jantar. Esta decisão permite que mais pessoas tenham a possibilidade de provar a especialidade.

“O capão é já do mundo e não só da cidade de Freamunde”, afirma Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

O “Capão à Fremunde” é habitualmente confecionada nesta altura do ano e na época de Natal, porém uma das grandes metas a atingir é a adquirição de uma sala de abate para o capão, que permitirá ter o produto embalado disponível durante todo o ano, levando o produto além do concelho de Paços de Ferreira.

“Em parceria com a Associação de Criadores de Capão e com a Câmara, a Junta de Freamunde está a ajudar a criar uma sala de abate para os capões, devidamente certificada”, explicou Aménio Ribeiro, Presidente da Junta de Freamunde.

No dia 13 de dezembro realiza-se ainda a tradicional Feira dos Capões (Feira da Santa Luzia), que conta com a participação de diversos produtores de galináceos para o concurso de melhor capão vivo. Esta iniciativa permite incentivar os criadores a manterem a tradição ativa na região.

PODE OUVIR Carlos Costa – AJAF – Associação Juvenil Ao Futuro

Apresentação da XVI Semana Gastronómica do Capão a Freamunde.

Deixa aqui o teu comentário

Entretenimento

Maria Cerqueira Gomes presta homenagem a Amélie Bastos

Maria Cerqueira sentida com caso da jovem de 16 anos

Publicado há

em

Amélie Bastos era uma jovem de 16 anos com problemas mentais e que infelizmente tirou a própria vida, na passada terça-feira, dia 18.

O infeliz desfecho chocou os portugueses, e foi devido a esta triste situação que no programa “Dois às 10” Maria Cerqueira Gomes deixou uma palavra de alento: “Queria mandar um beijinho para a família da Amélie, que, com certeza, está a passar um mau momento. Hoje falámos de doenças raras e, infelizmente, doenças mentais são cada vez menos raras e foi o caso desta menina de 16 anos que ontem, infelizmente, perdeu a vida”.

Para além disso, a comunicadora portuense ainda pediu aos portugueses que reflitam sobre a situação da jovem, que também é um exemplo de outros tantos casos “Foi uma filha desta família mas podia ser alguém mais próximo de nós, portanto um beijinho e muita força”.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a Ler

Noticías

Amélie Bastos: corpo da jovem de 16 anos foi encontrado

A jovem tinha desaparecido na manhã de segunda-feira

Publicado há

em

Amélie Bastos desapareceu na manhã desta segunda-feira, dia 17 de janeiro, e foi a mãe quem deu o alerta e partilhou nas redes sociais o sucedido.

Tem cabelo castanho ondulado e comprido até meio das costas, olhos castanhos, 1,67 m e 43kg. Vestia um casaco comprido preto de capuz, umas calças de ganga claras e umas botas”.

Ao que parece a menina estava com problemas mentais sendo que andava em tratamentos psiquiátricos há um ano.

A mãe referiu no comunicado que a menina tinha pensamentos suicida e que tinha levado roupa. Infelizmente foi encontrada nesta terça-feira, na praia dos ingleses, no Porto, por volta das 19h15, segundo informação dada pelo “Jornal de Notícias”.

A família está a receber apoio psicológico, após ter estado na praia a acompanhar as buscas.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a Ler

Famosos

Céline Dion: o problema de saúde que a afastou dos palcos

Céline Dion continuará afastada dos palcos

Publicado há

em

A cantora de 53 anos continuará afastada dos palcos devido a problemas de saúde.

Segundo fontes e notícias publicadas anteriormente, a cantora mostrava dificuldades motoras, como o facto de se levantar da cama e não sentir os membros inferiores, e até mesmo a perda de peso foi comentada.

Desde novembro que a cantora tem estado com alguns problemas, e embora quisesse regressar aos palcos, parece que se vai manter afastada.

“Ela sofre de dores nas pernas e pés que a paralisam. Ela está muito fraca e perdeu muito peso”

Céline Dion decidiu comentar a situação nas redes sociais, “Esperava estar pronta mas suponho que tenho que ser mais paciente e seguir os conselhos dos médicos. Mal posso esperar para voltar aos palcos de novo”.

Ora veja:

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a Ler
Publicidade
Publicidade

Tendências