A tradicional Festa de São Martinho em Frazão está de regresso a Frazão no concelho de Paços de Ferreira ,S. Martinho é padroeiro da freguesia de Frazão
Dia 12/11/2022 – Sábado
09:00h Grupo de bombos “Amigos da Sede” de Frazão que irão percorrer a freguesia
Dia 13/11/2022 – Domingo
08:00H – Alvorada 09:00H – Entrada da Banda de Música de Paços de Ferreira 11:00H – Missa Solene em Honra de S. Martinho de Frazão 16:00H – Majestosa Procissão
Cartaz das Festividades de São Martinho Frazão
No final da procissão o habitual convívio com castanhas e vinho. A banda musical de Paços de Ferreira, abrilhantará as festividades até ao final da tarde
S. Martinho é padroeiro de Frazão, a Paróquia Unidade Pastoral das Paróquias de Arreigada, Ferreira e Frazão preparou, na Igreja Matriz de Frazão, um Programa Pastoral.
A mensagem da Unidade Pastoral das Paróquias de Arreigada, Ferreira e Frazão
FESTA DO PADROEIRO S. MARTINHO
Estimados paroquianos de Frazão, as minhas cordiais saudações.
É com alegria que nos aproximamos de celebração do nosso santo padroeiro, o grande bispo e “soldado da caridade”, S. Martinho de Tours.
Como no passado, também este ano honraremos a memória viva e inspiradora de um grande homem e cristão, cujo testemunho de fé e de caridade há séculos faz vibrar a alma de tantos discípulos de Jesus Cristo.
A celebração do nosso padroeiro decorrerá nos dias 11 e 13 do corrente mês e será articulada em três eixos fundamentais que se “nutrem” mutuamente: espiritualidade, comunidade e caridade.
A dimensão espiritual e litúrgica centrar-se-á em três momentos:
– A celebração do dia litúrgico de S. Martinho de Tours, a 11 de novembro, com a ORAÇÃO DAS VÉSPERAS às 20h30, na Igreja Matriz, seguida da EUCARISTIA, às 21h00.
– A Festa do Padroeiro, a 13 de novembro, com a celebração dominical da MISSA SOLENE, às 11h00, na Igreja Matriz.
– A PROCISSÃO SOLENE, que terá início às 16h00, do dia 13 de novembro, no adro da Igreja Matriz.
A dimensão comunitária exprimir-se-á no convívio comunitário que decorrerá no antes e no pós procissão. Como se impõe nesta quadra festiva, teremos castanhas e vinho para provar, pois é o magusto de S. Martinho!
Por fim, toda a verdadeira espiritualidade cristã e todo o convívio fraterno têm de incluir os nossos irmãos mais desfavorecidos economicamente. Porque está sobre nós o tempo mais frio, e porque o gesto de partilha da capa de S. Martinho continua a ressoar no coração de muitos homens e mulheres, somos convidados a realizar um GESTO SOLIDÁRIO, na forma de doação de:
– Mantas
– Agasalhos para o tempo de inverno (luvas, cachecóis, gorros)
As peças doadas serão entregues a pessoas sem abrigo.
Desta forma, honraremos plenamente o grande santo padroeiro a quem Cristo confiou os Frazoenses, no seu dia que é também o 6º Dia Mundial dos Pobres, dia instituído pelo Papa Francisco no ano de 2017.
Na mensagem deste ano, o Santo Padre diz-nos que «a solidariedade é precisamente partilhar o pouco que temos com quantos nada têm, para que ninguém sofra. Quanto mais cresce o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolve a solidariedade» (Mensagem do Santo Padre Francisco para o VI Dia Mundial dos Pobres, 5).
Coloquemos, portanto, estimados irmãos, estas palavras em ato.