Já iniciou a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde e o objetivo é "voar mais longe"
Redes Sociais

Noticías

Já iniciou a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde e o objetivo é “voar mais longe”

O capão está de volta às mesas da cidade de Freamunde entre os dias 1 e 13 de dezembro e conta com novidades que prometerão alegrar os amantes da especialidade.

Avatar photo

Publicado há

em

Arrancou esta quarta-feira, dia 1 de dezembro, a XVI Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, um prato típico da região. A especialidade fará parte da mesa de 12 restaurantes da cidade até dia 13 de dezembro. Mas, o evento conta com novidades que prometerão alegrar os amantes do capão.

Já começou uma das semanas mais apreciadas pela população da cidade de Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira. A XVI Semana Gastronómica do Capão à Freamunde está de volta e com novidades! Entre elas está a introdução de um selo identificativo da ave, através da colocação de uma anilha. Neste sentido, esta decisão permite a identificação do “Capão à Freamunde” e visa levar o prato ao “patamar de excelência e confiança”.

O Presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira salienta a importância desta especialidade no turismo de negócios: “Se hoje temos o capão à Freamunde como marca de excelência deve-se à resiliência e entrega dos restaurantes”, declarou.

A especialidade de “Capão à Freamunde” estará disponível em 12 restaurantes da cidade de Freamunde: “Aidé”, “A Presa”, “O Gusto”, “Al´Capão”, “A.REI.A”, “Casa de São Francisco”, “O Tarasco”, “O Marceneiro”, “São Domingos”, “Os Primos”, “Tapper” e “O Parrilhada”.

Os estabelecimentos aderentes participarão também no concurso gastronómico que irá eleger o melhor capão. No dia 12 de dezembro será a entrega do prémio ao vencedor.

Todos os anos, os apreciadores do capão devem fazer uma marcação prévia nos restaurantes aderentes de pelo menos 24 horas para pedidos de meio capão (take away) ou capão inteiro (no estabelecimento). Mas, na presente edição será possível pedir a especiaria à dose, num dia específico, ao almoço ou jantar. Esta decisão permite que mais pessoas tenham a possibilidade de provar a especialidade.

“O capão é já do mundo e não só da cidade de Freamunde”, afirma Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

O “Capão à Fremunde” é habitualmente confecionada nesta altura do ano e na época de Natal, porém uma das grandes metas a atingir é a adquirição de uma sala de abate para o capão, que permitirá ter o produto embalado disponível durante todo o ano, levando o produto além do concelho de Paços de Ferreira.

“Em parceria com a Associação de Criadores de Capão e com a Câmara, a Junta de Freamunde está a ajudar a criar uma sala de abate para os capões, devidamente certificada”, explicou Aménio Ribeiro, Presidente da Junta de Freamunde.

No dia 13 de dezembro realiza-se ainda a tradicional Feira dos Capões (Feira da Santa Luzia), que conta com a participação de diversos produtores de galináceos para o concurso de melhor capão vivo. Esta iniciativa permite incentivar os criadores a manterem a tradição ativa na região.

PODE OUVIR Carlos Costa – AJAF – Associação Juvenil Ao Futuro

Apresentação da XVI Semana Gastronómica do Capão a Freamunde.

Deixa aqui o teu comentário

Entretenimento

Destino de Marco Paulo: o que irá acontecer?

Marco Paulo foi diagnosticado novamente com cancro

Avatar photo

Publicado há

em

Marco Paulo voltou infelizmente a ser diagnosticado com cancro o que poderá influenciar a sua vida pessoal e profissional. Embora o artista de 77 anos afirmar estar bem, estes últimos acontecimentos podem vir a interferir na sua presença na SIC, no programa “Alô Portugal”.

Segundo o próprio, continuará na estação televisiva e manterá as suas funções até ao inverno.

O programa vai continuar até ao final do verão e depois no inverno. Sou muito bem tratado pela Ana Marques e eu trato-a como minha irmã”.

Ainda explicou o que terá de adotar no seu quotidiano nesta fase, “Tenho de levar injeções na minha barriguinha de três em três semanas. E tenho de tomar todos os dias dois comprimidos às 8 horas da noite.

Não me cai o cabelo, não me dá más-disposições, mal-estar. Não tenho dores. Sei que está cá qualquer coisa no pulmão, mas vamos tentar fazer com que a medicação que tomo me continue a dar esta boa disposição”.

Marco Paulo

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Entretenimento

Ator Joaquim de Almeida vai entrar em Velocidade Furiosa!

O filme Velocidade Furiosa 10 está a ser rodado em Portugal

Avatar photo

Publicado há

em

Algumas das filmagens do Velocidade Furiosa 10 estão a ser gravadas em Portugal, e a atriz Daniela Melchior é uma das personagens principais do filme.

Mas parece que não será a única portuguesa na equipa! Joaquim de Almeida fará parte novamente de uma das “sagas” mais famosas de Hollywood.

Ao que parece foi o próprio ator, Joaquim de Almeida, que confirmou a Manuel Luís Goucha a novidade.

Recorde-se que o ator já tinha participado há 11 anos, e voltará a entrar, e segundo Goucha, os elogios a Daniela Melchior não tardaram, “A Daniela Melchior é a mais lançada das atrizes portuguesas [em Hollywood], está em tudo. Agora estive com ela no ‘Velocidade Furiosa 10’. Ela tem um papel principal, eu faço o mesmo… bem, não posso falar disto, é proibido”.  

Joaquim de Almeida

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Noticías

Capital do Móvel está de regresso ao Pavilhão Carlos Lopes em Lisboa

A Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) veio comunicar a realização da Capital do Móvel em Lisboa.

Avatar photo

Publicado há

em

A maior feira de decoração e mobiliário está de volta ao Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, entre os dias 6 e 10 de julho. Esta será a segunda edição da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) na capital portuguesa, depois do sucesso em 2021.

Através de uma nota de imprensa, a Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) comunicou a realização da 57ª Capital do Móvel que terá lugar, pela segunda vez, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, entre os dias 6 e 10 de julho.

Depois de uma primeira edição em 2021, a maior feira de mobiliário e decoração pretende reunir novamente dezenas de expositores em Lisboa para mostrar o melhor que se produz na Capital do Móvel e impulsionar este setor num ponto estratégico de Portugal.

Durante quatro dias, os empresários terão a oportunidade de deixar uma marca da Capital do Móvel no polo socioeconómico mais importante do país, assim como poderão atrair novos visitantes e permitir um maior desenvolvimento das empresas locais através de novos contactos e parceiros de negócio.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

Tendências