Já iniciou a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde e o objetivo é "voar mais longe"
Redes Sociais

Noticías

Já iniciou a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde e o objetivo é “voar mais longe”

O capão está de volta às mesas da cidade de Freamunde entre os dias 1 e 13 de dezembro e conta com novidades que prometerão alegrar os amantes da especialidade.

Avatar photo

Publicado há

em

Arrancou esta quarta-feira, dia 1 de dezembro, a XVI Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, um prato típico da região. A especialidade fará parte da mesa de 12 restaurantes da cidade até dia 13 de dezembro. Mas, o evento conta com novidades que prometerão alegrar os amantes do capão.

Já começou uma das semanas mais apreciadas pela população da cidade de Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira. A XVI Semana Gastronómica do Capão à Freamunde está de volta e com novidades! Entre elas está a introdução de um selo identificativo da ave, através da colocação de uma anilha. Neste sentido, esta decisão permite a identificação do “Capão à Freamunde” e visa levar o prato ao “patamar de excelência e confiança”.

O Presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira salienta a importância desta especialidade no turismo de negócios: “Se hoje temos o capão à Freamunde como marca de excelência deve-se à resiliência e entrega dos restaurantes”, declarou.

A especialidade de “Capão à Freamunde” estará disponível em 12 restaurantes da cidade de Freamunde: “Aidé”, “A Presa”, “O Gusto”, “Al´Capão”, “A.REI.A”, “Casa de São Francisco”, “O Tarasco”, “O Marceneiro”, “São Domingos”, “Os Primos”, “Tapper” e “O Parrilhada”.

Os estabelecimentos aderentes participarão também no concurso gastronómico que irá eleger o melhor capão. No dia 12 de dezembro será a entrega do prémio ao vencedor.

Todos os anos, os apreciadores do capão devem fazer uma marcação prévia nos restaurantes aderentes de pelo menos 24 horas para pedidos de meio capão (take away) ou capão inteiro (no estabelecimento). Mas, na presente edição será possível pedir a especiaria à dose, num dia específico, ao almoço ou jantar. Esta decisão permite que mais pessoas tenham a possibilidade de provar a especialidade.

“O capão é já do mundo e não só da cidade de Freamunde”, afirma Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

O “Capão à Fremunde” é habitualmente confecionada nesta altura do ano e na época de Natal, porém uma das grandes metas a atingir é a adquirição de uma sala de abate para o capão, que permitirá ter o produto embalado disponível durante todo o ano, levando o produto além do concelho de Paços de Ferreira.

“Em parceria com a Associação de Criadores de Capão e com a Câmara, a Junta de Freamunde está a ajudar a criar uma sala de abate para os capões, devidamente certificada”, explicou Aménio Ribeiro, Presidente da Junta de Freamunde.

No dia 13 de dezembro realiza-se ainda a tradicional Feira dos Capões (Feira da Santa Luzia), que conta com a participação de diversos produtores de galináceos para o concurso de melhor capão vivo. Esta iniciativa permite incentivar os criadores a manterem a tradição ativa na região.

PODE OUVIR Carlos Costa – AJAF – Associação Juvenil Ao Futuro

Apresentação da XVI Semana Gastronómica do Capão a Freamunde.

Deixa aqui o teu comentário

Noticías

“Festival Rádio Ritmos” regressa às Festas do Corpo de Deus de Paços de Ferreira com muita música e animação

Conheça toda a programação da 3ª edição do “Festival Rádio Ritmos” e saiba quais os artistas vão fazer parte deste evento.

Avatar photo

Publicado há

em

A Rádio Ritmos organiza no próximo dia 1 de junho, entre as 16h00 e as 21h00, a 3ª edição do “Festival Rádio Ritmos”, em Paços de Ferreira. A iniciativa vai trazer ao palco diversos artistas da música popular portuguesa.

Manuel Campos, Flor, Eduardo Santos, Nelo Silva, Siga a Farra, Paulo Fernandes, Matias Araújo, Tradição d’Ouro, Zé Moreno, Jorge Amado, João Claro & Benvinda Costa, Ruizinho do Acordeão, Pedro Cunha, Nando Cachorrão, Letícia Risto, são os artistas convidados que prometem trazer muita animação ao palco do festival.

A iniciativa, que contará com a apresentação de Nuno Figueiredo, vai decorrer no Palco Devesa das Festas do Corpo de Deus de Paços de Ferreira.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Noticías

Júlia Pinheiro recebe convidada que acredita saber onde está Maddie McCann: “Eu sei onde está…”

A convidada de Júlia Pinheiro revelou detalhes do paradeiro de Maddie McCan:  “A Madeleine está num sítio…”.

Avatar photo

Publicado há

em

Júlia Pinheiro recebeu, esta semana, Conceição Currito no programa “Júlia”, da SIC. A dada altura, a apresentadora foi surpreendida pela convidada, que admitiu saber do paradeiro de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu, em 2007, na Praia da Luz.

Depois de partilhar um pouco sobre o seu dom, Conceição Currito falou sobre o caso de Maddie McCann:  “A Conceição sabe onde é que está a Maddie?”, quis saber Júlia Pinheiro. “Eu, no meu ponto de vista, eu vejo sim. Não sei a terra, não sei de tempos, mas se me levarem lá eu sei onde está”, garantiu.

A convidada ainda revelou mais detalhes:  “A Madeleine está num sítio- não sei se é mar se é rio- mas é uma terra batida e ela está lado esquerdo e ao longe avista-se só uma árvore. Se me levarem…isto é a minha visão”, afirmou.

Veja o momento aqui a partir dos 21 minutos.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Noticías

Município de Paredes dá início a campanha de vacinação animal e identificação eletrónica em todo o Concelho

Conheça os horários e os locais onde vai decorrer a campanha de vacinação animal e identificação eletrónica.

Avatar photo

Publicado há

em

Entre os dias 2 de maio e 14 de setembro, vai decorrer a vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica dos cães pelas freguesias do Concelho de Paredes. A iniciativa vai contar com o acompanhamento da Médica Veterinária Municipal.

Todas as freguesias do Concelho disponibilizam horários e locais para a campanha, tal como abaixo mencionado, mas os interessados podem, ainda, recorrer ao serviço de vacinação e identificação eletrónica no Centro de Recolha Oficial de Animais de Paredes (Ecocentro de Cristelo), às quartas-feiras úteis, entre as 14h30 e as 16h30, ou no Posto de Vacinação na Feira de Paredes, nos dias 17 de outubro, 14 de novembro e 10 de dezembro, entre as 14h30 e as 16h00. Estes locais requerem marcação prévia através dos seguintes contactos: 255 788 996 ou 255 781 013.

A vacina terá o custo de 10 euros, enquanto que a vacina e o microchip tem o valor de 12,50 euros. A taca do Boletim Sanitário é de 1 euro.

A vacinação tem como objetivo prevenir doenças graves e contribuir para a saúde e bem estar dos animais e, também, dos seus donos.

Vale salientar que a Vacinação Antirrábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e outras Zoonoses.

Saiba os horários e os locais em que vai decorrer a iniciativa:

agenda

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

Tendências