Já iniciou a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde e o objetivo é "voar mais longe"
Redes Sociais

Noticías

Já iniciou a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde e o objetivo é “voar mais longe”

O capão está de volta às mesas da cidade de Freamunde entre os dias 1 e 13 de dezembro e conta com novidades que prometerão alegrar os amantes da especialidade.

Avatar photo

Publicado há

em

Arrancou esta quarta-feira, dia 1 de dezembro, a XVI Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, um prato típico da região. A especialidade fará parte da mesa de 12 restaurantes da cidade até dia 13 de dezembro. Mas, o evento conta com novidades que prometerão alegrar os amantes do capão.

Já começou uma das semanas mais apreciadas pela população da cidade de Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira. A XVI Semana Gastronómica do Capão à Freamunde está de volta e com novidades! Entre elas está a introdução de um selo identificativo da ave, através da colocação de uma anilha. Neste sentido, esta decisão permite a identificação do “Capão à Freamunde” e visa levar o prato ao “patamar de excelência e confiança”.

O Presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira salienta a importância desta especialidade no turismo de negócios: “Se hoje temos o capão à Freamunde como marca de excelência deve-se à resiliência e entrega dos restaurantes”, declarou.

A especialidade de “Capão à Freamunde” estará disponível em 12 restaurantes da cidade de Freamunde: “Aidé”, “A Presa”, “O Gusto”, “Al´Capão”, “A.REI.A”, “Casa de São Francisco”, “O Tarasco”, “O Marceneiro”, “São Domingos”, “Os Primos”, “Tapper” e “O Parrilhada”.

Os estabelecimentos aderentes participarão também no concurso gastronómico que irá eleger o melhor capão. No dia 12 de dezembro será a entrega do prémio ao vencedor.

Todos os anos, os apreciadores do capão devem fazer uma marcação prévia nos restaurantes aderentes de pelo menos 24 horas para pedidos de meio capão (take away) ou capão inteiro (no estabelecimento). Mas, na presente edição será possível pedir a especiaria à dose, num dia específico, ao almoço ou jantar. Esta decisão permite que mais pessoas tenham a possibilidade de provar a especialidade.

“O capão é já do mundo e não só da cidade de Freamunde”, afirma Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

O “Capão à Fremunde” é habitualmente confecionada nesta altura do ano e na época de Natal, porém uma das grandes metas a atingir é a adquirição de uma sala de abate para o capão, que permitirá ter o produto embalado disponível durante todo o ano, levando o produto além do concelho de Paços de Ferreira.

“Em parceria com a Associação de Criadores de Capão e com a Câmara, a Junta de Freamunde está a ajudar a criar uma sala de abate para os capões, devidamente certificada”, explicou Aménio Ribeiro, Presidente da Junta de Freamunde.

No dia 13 de dezembro realiza-se ainda a tradicional Feira dos Capões (Feira da Santa Luzia), que conta com a participação de diversos produtores de galináceos para o concurso de melhor capão vivo. Esta iniciativa permite incentivar os criadores a manterem a tradição ativa na região.

PODE OUVIR Carlos Costa – AJAF – Associação Juvenil Ao Futuro

Apresentação da XVI Semana Gastronómica do Capão a Freamunde.

Deixa aqui o teu comentário

Noticías

Mãe de Claudisabel novamente internada? “Porque insistem em mentir?”

Avatar photo

Publicado há

em

Foi na passada quarta-feira, que a mãe da falecida Claudisabel voltou a ser internada. Tudo indica que o facto de andar angustiada, os dias de sofrimento  que tem passado após a morte da filha estão na causa deste internamento.

Através das redes sociais da cantora, os responsáveis pela página, partilharam com os fãs um esclarecimento importante e aproveitam o momento para falar à imprensa, “Mas porque insistem em inventar e mentir descaradamente? A mãe da Claudisabel não está atualmente internada, não esteve internada desde o funeral da filha”.

No mesmo comunicado dizem ainda, “E foi ela própria quem gravou este vídeo, em casa, onde se encontrava a descansar depois de um dia de trabalho até que apareceu isto na televisão. Uma vez mais, não importunem a senhora. Não inventem… Sejam sérios”.

É de salientar que Claudisabel faleceu no passado dia 19 de dezembro num acidente de viação quando regressava a casa após a sua participação no programa televisivo.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Noticías

Agir adia concerto de hoje por motivos de saúde

Motivos de saúde obrigam cantor a cancelar o concerto marcado para hoje, dia 25 de outubro.

Avatar photo

Publicado há

em

Agir

Agir adiou o concertou desta noite, 25 de outubro, por motivos de saúde e mostrou-se no hospital.

Esta tarde, o cantor partilhou a notícia com os fãs nas suas redes sociais. O que o levou ao hospital foi uma cólica renal, deixando Agir em baixo com o cancelamento do concerto, pois esteve a preparar no último mês uma noite especial.

“É com muita pena minha que anuncio o adiamento do concerto de hoje no São Luiz, em Lisboa. Estive, neste último mês, empenhado em preparar uma noite especial para todos quando fui atacado por uma maldita cólica renal. Ah, que agradável. Aquela dor lancinante que, provavelmente, até me faria atingir notas mais agudas, mas não poderá ser”, pode ler-se na publicação feita pelo cantor.

O cantor revela que nunca cancelou um concerto e isso deixa-o frustado, no entanto revelou de imediato a nova data. Irá acontecer no dia 29 de novembro, sendo que os bilhetes que já foram adquiridos serão válidos para a nova data.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Entretenimento

Cristina Ferreira faz chegar ao fim programa da TVI?

Avatar photo

Publicado há

em

O ‘Dois às 10’ passou a ser exibido aos sábados de manhã numa aposta de José Eduardo Moniz para elevar os fracos números da TVI neste horário.

A estratégia correu bem e Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos conseguiram tirar a liderança ao “Alô Marco Paulo”, exibido no mesmo horário na SIC.

Agora segundo avança o site ‘Fama ao Minuto’, sabe-se que o “Dois às 10” ao sábado deverá ser aposta apenas até ao fim do mês de novembro, já que em dezembro estará previsto estrear um novo formato para ocupar o mês da quadra natalícia.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

Tendências