Tory Burch: a marca norte americana que “roubou” inspiração poveira
Redes Sociais

Noticías

Tory Burch: a marca norte americana que “roubou” inspiração poveira

A marca norte americana Tory Burch foi processada depois de ter copiado uma criação portuguesa. Em causa está uma camisola de origem poveira, a qual a designer Tory Burch ter alegado ser uma inspiração mexicana e ter fingido ser uma criação sua.

Avatar photo

Publicado há

em

Uma onda de indignação caiu sobre a marca norte americana e os comentários nas redes sociais não tardaram a chegar.

A estilista vendeu uma camisola dos pescadores da Póvoa de Varzim por 695€. Apesar dos elementos ligados ao mar, a designer fez referência a uma baja mexicana.

No final do dia da passada quinta-feira, a estilista reagiu pela primeira vez ao sucedido pedindo desculpa, mudando assim a referência do produto dando crédito à origem oficial da sua inspiração.

Contudo, os portugueses não perdoaram o sucedido, assim também criticando a embaixadora portuguesa, Filipa de Abreu, a consultora de 54 anos.

Filia de Abreu

Comentários como, “Devia ter vergonha na cara. A Camisola Poveira pertence à bela cidade da Póvoa de Varzim! É uma parte importante da sua história e cultura. Tente ser original e pare com isto”, foram dirigidos à própria.

Enquanto embaixadora da marca, a própria fez uma publicação no seu Instagram com a descrição “Enquanto embaixadora da marca Tory Burch foi com surpresa que acordei com uma tempestade de notícias sobre uma polémica referente a uma camisola da coleção 20/21 da Tory Burch (…) Desconhecia o tema e a peça em questão pois eu NÃO trabalho na equipe de design nos Estados Unidos.” Pode ler o seu comunicado na sua conta pessoal.

Porém, os comentários continuam a cair sobre a embaixadora: “Ok, não trabalha na equipe de design. Mas enquanto “portuguesa”, é no mínimo estranho que desconheça as peças bordalo, as camisolas poveiras, e tantos outros elementos património nosso, comercializados pela marca Americana da qual é embaixadora”, afirmou um dos seguidores. A par dos comentários dos seguidores descontentes há quem tente entender a situação, comentando: “Como português obrigado pelo seu trabalho e o seu esforço em resolver esta situação e continue a defender o que é nosso porque o faz muito bem!

Para além da enorme onda de críticas que caíram sobre a camisola, muitos dos seguidores também fizeram referência há loiça que a marca vende, afirmando ser inspirado na loiça portuguesa, mostrando que já não é a primeira vez que a designer se apropria da  nossa cultura de forma irresponsável.

Loiça estilo Bordallo Pinheiro

Já a marca da criação poveira imitiu um comunicado na página do Facebook em que se pode ler “Imagine que os Tapetes de Arraiolos, os Tapetes de Beiriz, os Bordados da Madeira, os Bordados de Castelo Branco, o Bordado de Guimarães, o Lenço dos Namorados, a Louça de Alcobaça, o Barro Preto de Bisalhães, os Caretos de Podence, as Máscaras Ibéricas, os Chocalhos do Alentejo, o Galo de Barcelos, a Louça das Caldas, os Bonecos de Estremoz, a Filigrana de Gondomar, o Coração de Viana, os Azulejos da Viúva de Lamego ou até mesmo o Fado fossem usurpados por multinacionais multimilionárias e só por isso, pelo enormíssimo poder económico, passassem a deter o domínio destas marcas fundamentais do nosso artesanato nacional. Que teríamos para chamar de” nosso”? Que seria da nossa cultura? Como contaríamos a nossa história?

Tory Burch altera referência da camisola Poveira

Deixa aqui o teu comentário

Noticías

Mãe de Claudisabel novamente internada? “Porque insistem em mentir?”

Avatar photo

Publicado há

em

Foi na passada quarta-feira, que a mãe da falecida Claudisabel voltou a ser internada. Tudo indica que o facto de andar angustiada, os dias de sofrimento  que tem passado após a morte da filha estão na causa deste internamento.

Através das redes sociais da cantora, os responsáveis pela página, partilharam com os fãs um esclarecimento importante e aproveitam o momento para falar à imprensa, “Mas porque insistem em inventar e mentir descaradamente? A mãe da Claudisabel não está atualmente internada, não esteve internada desde o funeral da filha”.

No mesmo comunicado dizem ainda, “E foi ela própria quem gravou este vídeo, em casa, onde se encontrava a descansar depois de um dia de trabalho até que apareceu isto na televisão. Uma vez mais, não importunem a senhora. Não inventem… Sejam sérios”.

É de salientar que Claudisabel faleceu no passado dia 19 de dezembro num acidente de viação quando regressava a casa após a sua participação no programa televisivo.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Noticías

Agir adia concerto de hoje por motivos de saúde

Motivos de saúde obrigam cantor a cancelar o concerto marcado para hoje, dia 25 de outubro.

Avatar photo

Publicado há

em

Agir

Agir adiou o concertou desta noite, 25 de outubro, por motivos de saúde e mostrou-se no hospital.

Esta tarde, o cantor partilhou a notícia com os fãs nas suas redes sociais. O que o levou ao hospital foi uma cólica renal, deixando Agir em baixo com o cancelamento do concerto, pois esteve a preparar no último mês uma noite especial.

“É com muita pena minha que anuncio o adiamento do concerto de hoje no São Luiz, em Lisboa. Estive, neste último mês, empenhado em preparar uma noite especial para todos quando fui atacado por uma maldita cólica renal. Ah, que agradável. Aquela dor lancinante que, provavelmente, até me faria atingir notas mais agudas, mas não poderá ser”, pode ler-se na publicação feita pelo cantor.

O cantor revela que nunca cancelou um concerto e isso deixa-o frustado, no entanto revelou de imediato a nova data. Irá acontecer no dia 29 de novembro, sendo que os bilhetes que já foram adquiridos serão válidos para a nova data.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Entretenimento

Cristina Ferreira faz chegar ao fim programa da TVI?

Avatar photo

Publicado há

em

O ‘Dois às 10’ passou a ser exibido aos sábados de manhã numa aposta de José Eduardo Moniz para elevar os fracos números da TVI neste horário.

A estratégia correu bem e Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos conseguiram tirar a liderança ao “Alô Marco Paulo”, exibido no mesmo horário na SIC.

Agora segundo avança o site ‘Fama ao Minuto’, sabe-se que o “Dois às 10” ao sábado deverá ser aposta apenas até ao fim do mês de novembro, já que em dezembro estará previsto estrear um novo formato para ocupar o mês da quadra natalícia.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

Tendências