Tory Burch: a marca norte americana que “roubou” inspiração poveira
Redes Sociais

Noticías

Tory Burch: a marca norte americana que “roubou” inspiração poveira

A marca norte americana Tory Burch foi processada depois de ter copiado uma criação portuguesa. Em causa está uma camisola de origem poveira, a qual a designer Tory Burch ter alegado ser uma inspiração mexicana e ter fingido ser uma criação sua.

Imagem do avatar

Publicado há

em

Uma onda de indignação caiu sobre a marca norte americana e os comentários nas redes sociais não tardaram a chegar.

A estilista vendeu uma camisola dos pescadores da Póvoa de Varzim por 695€. Apesar dos elementos ligados ao mar, a designer fez referência a uma baja mexicana.

No final do dia da passada quinta-feira, a estilista reagiu pela primeira vez ao sucedido pedindo desculpa, mudando assim a referência do produto dando crédito à origem oficial da sua inspiração.

Contudo, os portugueses não perdoaram o sucedido, assim também criticando a embaixadora portuguesa, Filipa de Abreu, a consultora de 54 anos.

Filia de Abreu

Comentários como, “Devia ter vergonha na cara. A Camisola Poveira pertence à bela cidade da Póvoa de Varzim! É uma parte importante da sua história e cultura. Tente ser original e pare com isto”, foram dirigidos à própria.

Enquanto embaixadora da marca, a própria fez uma publicação no seu Instagram com a descrição “Enquanto embaixadora da marca Tory Burch foi com surpresa que acordei com uma tempestade de notícias sobre uma polémica referente a uma camisola da coleção 20/21 da Tory Burch (…) Desconhecia o tema e a peça em questão pois eu NÃO trabalho na equipe de design nos Estados Unidos.” Pode ler o seu comunicado na sua conta pessoal.

Porém, os comentários continuam a cair sobre a embaixadora: “Ok, não trabalha na equipe de design. Mas enquanto “portuguesa”, é no mínimo estranho que desconheça as peças bordalo, as camisolas poveiras, e tantos outros elementos património nosso, comercializados pela marca Americana da qual é embaixadora”, afirmou um dos seguidores. A par dos comentários dos seguidores descontentes há quem tente entender a situação, comentando: “Como português obrigado pelo seu trabalho e o seu esforço em resolver esta situação e continue a defender o que é nosso porque o faz muito bem!

Para além da enorme onda de críticas que caíram sobre a camisola, muitos dos seguidores também fizeram referência há loiça que a marca vende, afirmando ser inspirado na loiça portuguesa, mostrando que já não é a primeira vez que a designer se apropria da  nossa cultura de forma irresponsável.

Loiça estilo Bordallo Pinheiro

Já a marca da criação poveira imitiu um comunicado na página do Facebook em que se pode ler “Imagine que os Tapetes de Arraiolos, os Tapetes de Beiriz, os Bordados da Madeira, os Bordados de Castelo Branco, o Bordado de Guimarães, o Lenço dos Namorados, a Louça de Alcobaça, o Barro Preto de Bisalhães, os Caretos de Podence, as Máscaras Ibéricas, os Chocalhos do Alentejo, o Galo de Barcelos, a Louça das Caldas, os Bonecos de Estremoz, a Filigrana de Gondomar, o Coração de Viana, os Azulejos da Viúva de Lamego ou até mesmo o Fado fossem usurpados por multinacionais multimilionárias e só por isso, pelo enormíssimo poder económico, passassem a deter o domínio destas marcas fundamentais do nosso artesanato nacional. Que teríamos para chamar de” nosso”? Que seria da nossa cultura? Como contaríamos a nossa história?

Tory Burch altera referência da camisola Poveira

Deixa aqui o teu comentário

Noticías

Arreigada: Condutor perde controlo do veículo e destrói montra de pastelaria

O acidente causou danos avultados na montra da Pastelaria O Moinho.

Imagem do avatar

Publicado há

em

Esta terça-feira, dia 14 de janeiro, um condutor perdeu o controlo do veículo e entrou em despiste, tendo embatido contra a montra de uma pastelaria em Arreigada.

O acidente, que ocorreu na Rua da Memória, em Arreigada, causou danos avultados na montra da Pastelaria O Moinho, no entanto, não há feridos a registar.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Noticías

Cristina Ferreira deixa “mensagem enigmática” nas redes sociais e fãs reagem: “Admiro-a como mulher…”

Rapidamente surgiram muitas reações por parte dos internautas…

Imagem do avatar

Publicado há

em

Esta sexta-feira, dia 20 de dezembro, Cristina Ferreira recorreu às redes sociais para partilhar um novo registo fotográfico. A apresentadora, que vive uma das melhores fases da sua vida ao lado do seu novo amor, João Monteiro, deixou, ainda, uma mensagem enigmática.

A comunicadora deu por encerrado um dos projetos da sua vida – a revista Cristina – e, numa fotografia a preto e branco, deixou uma citação de Tolstói: “Para se viver com honra, é preciso consumir-se, perturbar-se, lutar, errar, recomeçar do início”, pode ler-se na legenda da publicação.

“Novamente recomeçar e lutar e perder e ganhar eternamente. A calma é uma covardia da alma”, acrescentou.

Rapidamente a caixa de comentários da publicação encheu-se de reações por parte dos seguidores: “Muito bem é isso mesmo. Admiro-a com mulher, independente, lutadora, trabalhadora. Muita saúde, muitas felicidades pessoais e profissionais e continuação de muita firmeza e sucessos. Santo e feliz Natal para si e família ❤️”, ou “Maravilha! O post e a foto! Feliz Natal ❤️”, são alguns dos exemplos.

Ora veja:

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Noticías

Paredes volta a receber a Volta a Portugal em bicicleta no dia 1 de agosto

Encontra-se a decorrer a 85ª Volta a Portugal em bicicleta, com paragem na cidade de Paredes…

Imagem do avatar

Publicado há

em

No dia 1 de agosto, a cidade de Paredes volta a acolher a maior festa do ciclismo realizada em Portugal, com a chegada da sétima etapa da 85º Volta a Portugal em bicicleta.

Está prevista a chegada ao Parque José Guilherme pelas 17h20, no entanto, a Volta a Portugal passa por diversas freguesias do Concelho, nomeadamente, Aguiar de Sousa, Recarei, Gandra, Lordelo, Rebordosa, Vandoma, Duas Igrejas, Cristelo, Cete, Parada de Todeia e Baltar. Pelas 16h50, poderá assistir, ainda, à primeira passagem dos ciclistas pela meta.

A sétima etapa da Volta a Portugal conta com um percurso de 160.4km e tem início, pelas 13h00, em Felgueiras.

A 85ª Volta a Portugal decorre de 24 de julho a 4 de agosto, com um pelotão de 17 equipas em competição.

Cartaz A3_VP2024_page-0001

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

Tendências