XVIII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde arranca de 1 a 13 de dezembro.
Redes Sociais

País

XVIII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde arranca de 1 a 13 de dezembro.

O capão é um “ex líbris gastronómico” do concelho de Paços de Ferreira

Avatar photo

Publicado há

em

O capão é um “ex líbris gastronómico” do concelho de Paços de Ferreira, sendo a tradição proveniente da freguesia de Freamunde. O capão de Freamunde é uma ave nacional com certificação IGP “Identificação Geográfica Protegida” desde 2015 e é um produto de grande importância para a economia local.

“Aliar a tradição à modernidade, inovação e sustentabilidade” é o grande mote desta semana gastronómica. O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, refere que o capão é “um produto de excelência e tradição. São 300 anos de história do capão. A semana gastronómica traz tanta gente ao nosso concelho, que apesar de conhecido pela indústria do mobiliário de excelência, também tem o capão como uma marca da identidade. Deixo um agradecimento a todas as entidades envolvidas na semana gastronómica. Venham a Freamunde provar o Capão“, foi a mensagem final do autarca.

Também o presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, Arménio Ribeiro, afirmou que é “uma tarde de emoções porque estamos num dos pontos mais altos de Freamunde, na zona da Vista Alegre. Fui um dos sócios fundadores e é um orgulho ver este evento atingir a maioridade, bem como estar presente naquilo que é o virar da era do capão. O capão é intocável e o tradicional acaba por ser um prato único no país, mas precisamos de uma viragem e que o capão tenha outras abordagens”.

Joana Monteiro, em representação da Associação de Criadores de Capãos de Freamunde, referiu que o mais importante “é garantir a autenticidade do capão. Garantir que o produto é homenageado e certificado”.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler
Publicidade

Noticías

Parque da Cidade de Paredes recebe Corta Mato Inclusivo e reúne cerca de 150 atletas de escolas e instituições de diversos Concelhos

O evento desportivo pretende levar o desporto adaptado ao panorama nacional…

Avatar photo

Publicado há

em

Na manhã desta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, decorreu, no Parque da Cidade de Paredes, a segunda edição do Corta Mato Inclusivo “Cidade de Paredes”, promovido pelo Município em parceria com a ANDDI – Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual.

A iniciativa desportiva contou com a participação de cerca de 150 atletas de escolas e instituições de Paredes e de outros concelhos, nomeadamente, do Agrupamento de Escolas de Baltar, da Escola Secundária de Paredes, da CACI Sobrosa, do Emaús, da Fundação AJ Gomes Cunha, CERCIFEL, da APACI – Barcelos, da APADIMP – Penafiel, da APPACDM – Castelo de Paiva e da APPACDM – Trofa.

O Corta Mato Inclusivo “Cidade de Paredes”, inserido no programa municipal de desporto adaptado, contou com as provas dos escalões juvenis, escalões seniores e master de desenvolvimento intelectual e escalões seniores e masters de síndrome down e autismo.

Esta iniciativa teve como objetivo dinamizar e promover eventos inclusivos, mais concretamente, o atletismo adaptado, no panorama municipal e nacional.

Fotografias: DR

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Noticías

Ciclista da equipa Paredes Fortunna conquista primeiro lugar em Espanha

Esta foi a primeira vez que a equipa júnior da Academia de Ciclismo Paredes Fortunna participou numa prova internacional…

Avatar photo

Publicado há

em

A Academia de Ciclismo Paredes – Fortunna alcançou resultados de excelência na etapa da Volta a La Plana, em Valência, Espanha. O ciclista Daniel Moreira distinguiu-se pela conquista de duas vitórias, num total de três etapas.

No total, a equipa conquistou a Camisola da Regularidade e somou duas vitórias pelo atleta Daniel Moreira. O ciclista David Sousa, da mesma academia, também cruzou a meta em terceiro lugar numa das provas.

Esta foi a primeira vez que os seis atletas da categoria júnior participaram numa prova internacional. A prova em Valência está categorizada para a pontuação UCI Europe Júnior.

Fotografia: DR

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Noticías

Paços de Ferreira na liderança de desfibrilhadores automáticos

A medida surge no âmbito do programa de DAE

Avatar photo

Publicado há

em

Foram instalados, no dia 1 de fevereiro, sete desfibrilhadores automáticos (DAE) nos campos de futebol do SC Freamunde, Raimonda, Lamoso, Seroa, Sanfins de Ferreira e também no pavilhão de Arreigada, todos no concelho de Paços de Ferreira.

A medida surge no âmbito do programa de DAE em todos os equipamentos desportivos, escolas secundárias, entre outros locais, do concelho de Paços de Ferreira.

Os sete novos equipamentos juntam-se a mais 14, instalados ao longo do último trimestre de 2023. Cinco equipamentos estão em fase de licenciamento junto do INEM e serão instalados nas próximas semanas. Para além destes 26 desfibrilhadores, a autarquia pacense vai alargar a disponibilização destes equipamentos às 14 escolas básicas do concelho, processo que seguirá, em breve, para concurso público.

O concelho de Paços de Ferreira terá, assim, um total de 40 desfibrilhadores automáticos distribuídos por todas as freguesias, “número que coloca o município na liderança nacional deste tipo de equipamentos. Teremos, assim, 100% de cobertura em todos os equipamentos desportivos do concelho e também 100% de cobertura em todas as nossas escolas. No caso dos estabelecimentos de ensino, os últimos dados conhecidos revelam que, em Portugal, apenas 10% das escolas têm este equipamento instalado”, explica o município.

A par da instalação de todos estes desfibrilhadores automáticos, existem 186 operadores preparados para usar os DAE, em caso de emergência, número que continuará a crescer à medida que forem sendo instalados os restantes equipamentos.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

Tendências