“Bebé sem rosto” celebra dois anos e são avançados novos detalhes da sua evolução
Redes Sociais

Noticías

“Bebé sem rosto” celebra dois anos e são avançados novos detalhes da sua evolução

Há dois anos tornava-se público um caso nunca antes visto: em Setúbal, nascia um menino sem olhos, nariz e parte do crânio, apelidado de “ bebé sem rosto”.

Avatar photo

Publicado há

em

Esta quinta-feira, dia 7 de outubro, completa dois anos de vida o pequeno Rodrigo, mais conhecido por “ bebé sem rosto”. O menino nasceu sem olhos, nariz e parte do crânio e davam-lhe poucas horas de vida, após sofrer três paragens cardiorrespiratórias.

Há dois anos tornava-se público um caso nunca antes visto em Portugal. No dia 7 de outubro, nascia em Setúbal, um menino sem olhos, nariz e parte do crânio.

Quando Rodrigo nasceu foram detetadas imediatamente algumas malformações que não foram informadas aos pais em nenhuma fase gestacional. A equipa médica dava-lhe poucas horas de vida após o parto, porém hoje celebra dois anos.

Desafiando tudo e todos, o pequeno Rodrigo tem evoluído nos últimos anos, já conseguindo comer e sentar-se sozinho e até já diz algumas palavras:

“É uma alegria muito grande. O Rodrigo é uma criança calminha, mas regula. Come de tudo, senta-se sozinho e até já diz papá”, afirma Marlene Simão, mãe de Rodrigo.

Rodrigo poderá ser submetido em breve a algumas cirurgias estéticas, porém, ainda se encontra a ser acompanhado é avaliado no Hospital da Estefânia, em Lisboa, e no Hospital São Bernardo, em Setúbal.

Deixa aqui o teu comentário

Noticías

Nova ETAR vai ser criada em Paços de Ferreira

Avatar photo

Publicado há

em

O município de Paços de Ferreira vai construir uma nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR), num investimento que pode chegar aos 22 milhões de euros, para resolver definitivamente os problemas do equipamento existente.

O anúncio foi feito pela própria autarquia, em conferência de imprensa, onde o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira esclareceu que o investimento foi priorizado pelo Governo, seguindo-se, agora, a preparação de um concurso público internacional de conceção e construção do equipamento ambiental, ficando a futura exploração a cargo da concessionária do serviço de saneamento de Paços de Ferreira.

Humberto Brito afirmou que a obra vai ser realizada em terrenos contíguos à atual ETAR, na localidade de Arreigada, junto ao rio Ferreira.

A remodelação da atual estação de tratamento, concluída em 2020, num investimento de 5,1 milhões de euros, não correspondeu às necessidades, o que obrigou o município a ponderar a construção de raiz de uma ETAR, seguindo um modelo diferente do adotado quando se realizou a remodelação da estação original de 1993.

A atual estação de tratamento continuará em atividade, em complementaridade à nova que se pretende construir. Até lá, prometeu, continuarão a ser cumpridos “os requisitos mínimos que a Agência Portuguesa de Ambiente (APA) impõe, para que as águas residuais possam ir para o rio”.

O município pacense anunciou ainda que a Câmara Municipal avançou com uma ação judicial contra o projetista, o empreiteiro e o produtor da tecnologia que esteve na base da empreitada de remodelação da atual ETAR, “para apurar responsabilidades sobre essa intervenção”.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Entretenimento

Desfile de Carnaval leva milhares a Lordelo

As ruas encheram-se com milhares de pessoas

Avatar photo

Publicado há

em

Tardou, mas não falhou. Este domingo, 18 de fevereiro, o S. Pedro deu tréguas e permitiu que o Desfile de Carnaval saísse à rua, na cidade de Lordelo, concelho de Paredes.

As ruas encheram-se com milhares de pessoas, lordelenses e não, a não quererem perder aquele que é considerado um dos maiores desfiles do Vale do Sousa.

Organizado pela Associação Lordelo Lazer (A2L), do desfile fizeram parte quase 400 pessoas entre protagonistas e organizadores. Com carros alegóricos, grupos de bombos, grupos de dança, mascarados individuais ou em grupo, não faltando o trio elétrico, houve desfile para todos os gostos e feitios em Lordelo. Mas o público estava ansioso por ver a Rainha e o Rei do Desfile. Marina Machete e Diego Faria deixaram todos “loucos”.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Entretenimento

Castanholas de Freamunde asseguram lugar na final de concurso

Avatar photo

Publicado há

em

O grupo “As Castanholas de Freamunde” foi apurado para a final do concurso “Estrelas ao Sábado” da RTP1.

O grupo freamundense conquistou o lugar na final depois de vencer, no passado sábado, a 4.ª Semifinal do concurso televisivo da estação pública.

A final realiza-se a 2 de março e será transmitida pelo programa “Estrelas ao Sábado”, na RTP1.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

Tendências