Restaurante Aidé vence XVI Concurso Gastronómico do Capão à Freamunde
Redes Sociais

Noticías

Restaurante Aidé vence XVI Concurso Gastronómico do Capão à Freamunde

O Restaurante Aidé, localizado no concelho de Paços de Ferreira, confecionou o melhor Capão à Freamunde e venceu o XVI Concurso Gastronómico da especialidade.

Avatar photo

Publicado há

em

Depois do restaurante “O Marceneiro” vencer a última edição do Concurso Gastronómico do Capão à Freamunde, em 2019, agora foi a vez do Restaurante Aidé, localizado no concelho de Paços de Ferreira. A próxima meta é vender a ave durante todo o ano e por todo o país.

Já é conhecido o novo vencedor do Concurso Gastronómico do Capão à Freamunde, organizado pela Associação Juvenil Ao Futuro (AJAF). O presidente da entidade, Carlos Costa, revela que esta edição foi uma verdadeira “Champions League”, mas lamenta o facto de terem aderido menos restaurantes.

O Restaurante Aidé confecionou o melhor Capão à Freamunde e sucedeu o vencedor do ano de 2019, o restaurante “O Marceneiro”, que por sua vez ficou posicionado em terceiro lugar esta edição. O segundo prémio foi para o restaurante “O Tarasco”.

O presidente da Associação declara que é importante ao longo dos anos existirem diferentes vencedores, uma vez que demonstra imparcialidade por parte do júri e junta diversas figuras ilustres da gastronomia nacional.

O concurso contou com o cidadão honorário Fernando de Mello como Presidente do Júri, uma vez que abraçou esta iniciativa há mais de uma década, assim como pelo Chefe de Cozinha, Paulo Queirós, o Jornalista, António Moura, a Engenheira, Rosa Patacho e o Professor da Escola de Hotelaria do Politécnico do Porto, Luís Correira.

Humberto Brito, Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, afirma que a especialidade do concelho tem evoluído ao longo dos anos por mérito de “muitos homens e mulheres que contribuíram para que hoje o Capão à Freamunde seja uma grande imagem de marca do concelho”.

Mas, mais do que uma marca do concelho, a meta é fazer a ave “voar” por todo o país!

Para Fernando de Mello, todos os embaixadores que divulgam a iguaria pelo país também tiveram um papel muito importante nesta edição da Semana Gastronómica, uma vez que foram totalizados mais de cinquenta efetivos: “Este cargo não é meramente honorário, estas pessoas implementam o capão ao longo da sua vida profissional em várias zonas do país. E vamos fiscalizá-los”, brinca.

Assim sendo, os novos embaixadores da especialidade são:

  • Victor Felisberto, com restaurante em Abrantes;
  • Zahari Markov, do restaurante lisboeta The B. Temple
  • Manuel Moura, fundador da confraria das Tripas à Moda do Porto;
  • Anselmo Mendes, enólogo;
  • Paulo Queirós, do Restaurante Cordel Maneirista, de Coimbra;
  • Paulo Rodrigues, Rei dos Leitões na Mealhada;
  • Júlio Fernandes, vice-presidente da ARESP;
  • Lídia Braz, restaurante Stramuntana, em Vila Nova de Gaia;

O Presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, Arménio Ribeiro, afirma que o Capão à Freamunde tem “trazido cada vez mais pessoas a Freamunde e ao nosso concelho”, o que por sua vez tem “ajudado a potenciar a economia local e, simultaneamente, projetado o nosso território a nível nacional. Hoje temos chef’s embaixadores de todo o país”.

A classificação da Freamunde como Indicação Geográfica Protegida (IGP) dá garantias de qualidade dos animais, ao mesmo tempo que envolve mais responsabilidade por parte de todos os envolvidos e a necessidade urgente de se angariar uma sala de abate:

“Esta certificação vem acelerar a urgência da sala de abate, que vai ser uma realidade a curto prazo. Os consumidores passarão a ter a garantia de que estão a consumir um produto genuíno supervisionado por técnicos competentes, com toda a higiene e segurança”, declarou Arménio Ribeiro.

Assim sendo, a sala de abate será a próxima meta para que torne o Capão à Freamunde um produto “mais nobre e com valor acrescentado”, o que se traduz em novos mercados e compradores para o futuro: “Ter capão todo o ano e para todo o país”.

Deixa aqui o teu comentário

Noticías

Agir adia concerto de hoje por motivos de saúde

Motivos de saúde obrigam cantor a cancelar o concerto marcado para hoje, dia 25 de outubro.

Avatar photo

Publicado há

em

Agir

Agir adiou o concertou desta noite, 25 de outubro, por motivos de saúde e mostrou-se no hospital.

Esta tarde, o cantor partilhou a notícia com os fãs nas suas redes sociais. O que o levou ao hospital foi uma cólica renal, deixando Agir em baixo com o cancelamento do concerto, pois esteve a preparar no último mês uma noite especial.

“É com muita pena minha que anuncio o adiamento do concerto de hoje no São Luiz, em Lisboa. Estive, neste último mês, empenhado em preparar uma noite especial para todos quando fui atacado por uma maldita cólica renal. Ah, que agradável. Aquela dor lancinante que, provavelmente, até me faria atingir notas mais agudas, mas não poderá ser”, pode ler-se na publicação feita pelo cantor.

O cantor revela que nunca cancelou um concerto e isso deixa-o frustado, no entanto revelou de imediato a nova data. Irá acontecer no dia 29 de novembro, sendo que os bilhetes que já foram adquiridos serão válidos para a nova data.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Entretenimento

Cristina Ferreira faz chegar ao fim programa da TVI?

Avatar photo

Publicado há

em

O ‘Dois às 10’ passou a ser exibido aos sábados de manhã numa aposta de José Eduardo Moniz para elevar os fracos números da TVI neste horário.

A estratégia correu bem e Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos conseguiram tirar a liderança ao “Alô Marco Paulo”, exibido no mesmo horário na SIC.

Agora segundo avança o site ‘Fama ao Minuto’, sabe-se que o “Dois às 10” ao sábado deverá ser aposta apenas até ao fim do mês de novembro, já que em dezembro estará previsto estrear um novo formato para ocupar o mês da quadra natalícia.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Entretenimento

Joana Machado Madeira vai participar na nova novela da TVI

A atriz e humorista vai fazer parte do novo elenco da novela ‘Queridos Papás’.

Avatar photo

Publicado há

em

Joana Machado Madeira

Joana Machado Madeira e o marido Eduardo Madeira sempre foram muito acarinhados pelo publico e pela TVI, agora é a vez de Joana brilhar.

A atriz e humorista vai iniciar novo projeto na estação de Queluz de Baixo e revela estar muito entusiasmada.

Vai fazer parte do elenco da próxima novela ‘Queridos Papás’ e já começa gravações para a semana.

“Vou ser a Helena, assistente da personagem do José Fidalgo, na empresa. Pelo guião que já me mandaram, vou ser bastante trapalhona. Portanto, acho que vou encaixar bem na personagem”, contou Joana Machado Madeira.

Num tom de brincadeira, a atriz confessou que deseja que a sua personagem se envolva com a de José Fidalgo, a contracena dela nesta novela.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

Tendências