Restaurante Aidé vence XVI Concurso Gastronómico do Capão à Freamunde
Redes Sociais

Noticías

Restaurante Aidé vence XVI Concurso Gastronómico do Capão à Freamunde

O Restaurante Aidé, localizado no concelho de Paços de Ferreira, confecionou o melhor Capão à Freamunde e venceu o XVI Concurso Gastronómico da especialidade.

Avatar photo

Publicado há

em

Depois do restaurante “O Marceneiro” vencer a última edição do Concurso Gastronómico do Capão à Freamunde, em 2019, agora foi a vez do Restaurante Aidé, localizado no concelho de Paços de Ferreira. A próxima meta é vender a ave durante todo o ano e por todo o país.

Já é conhecido o novo vencedor do Concurso Gastronómico do Capão à Freamunde, organizado pela Associação Juvenil Ao Futuro (AJAF). O presidente da entidade, Carlos Costa, revela que esta edição foi uma verdadeira “Champions League”, mas lamenta o facto de terem aderido menos restaurantes.

O Restaurante Aidé confecionou o melhor Capão à Freamunde e sucedeu o vencedor do ano de 2019, o restaurante “O Marceneiro”, que por sua vez ficou posicionado em terceiro lugar esta edição. O segundo prémio foi para o restaurante “O Tarasco”.

O presidente da Associação declara que é importante ao longo dos anos existirem diferentes vencedores, uma vez que demonstra imparcialidade por parte do júri e junta diversas figuras ilustres da gastronomia nacional.

O concurso contou com o cidadão honorário Fernando de Mello como Presidente do Júri, uma vez que abraçou esta iniciativa há mais de uma década, assim como pelo Chefe de Cozinha, Paulo Queirós, o Jornalista, António Moura, a Engenheira, Rosa Patacho e o Professor da Escola de Hotelaria do Politécnico do Porto, Luís Correira.

Humberto Brito, Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, afirma que a especialidade do concelho tem evoluído ao longo dos anos por mérito de “muitos homens e mulheres que contribuíram para que hoje o Capão à Freamunde seja uma grande imagem de marca do concelho”.

Mas, mais do que uma marca do concelho, a meta é fazer a ave “voar” por todo o país!

Para Fernando de Mello, todos os embaixadores que divulgam a iguaria pelo país também tiveram um papel muito importante nesta edição da Semana Gastronómica, uma vez que foram totalizados mais de cinquenta efetivos: “Este cargo não é meramente honorário, estas pessoas implementam o capão ao longo da sua vida profissional em várias zonas do país. E vamos fiscalizá-los”, brinca.

Assim sendo, os novos embaixadores da especialidade são:

  • Victor Felisberto, com restaurante em Abrantes;
  • Zahari Markov, do restaurante lisboeta The B. Temple
  • Manuel Moura, fundador da confraria das Tripas à Moda do Porto;
  • Anselmo Mendes, enólogo;
  • Paulo Queirós, do Restaurante Cordel Maneirista, de Coimbra;
  • Paulo Rodrigues, Rei dos Leitões na Mealhada;
  • Júlio Fernandes, vice-presidente da ARESP;
  • Lídia Braz, restaurante Stramuntana, em Vila Nova de Gaia;

O Presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, Arménio Ribeiro, afirma que o Capão à Freamunde tem “trazido cada vez mais pessoas a Freamunde e ao nosso concelho”, o que por sua vez tem “ajudado a potenciar a economia local e, simultaneamente, projetado o nosso território a nível nacional. Hoje temos chef’s embaixadores de todo o país”.

A classificação da Freamunde como Indicação Geográfica Protegida (IGP) dá garantias de qualidade dos animais, ao mesmo tempo que envolve mais responsabilidade por parte de todos os envolvidos e a necessidade urgente de se angariar uma sala de abate:

“Esta certificação vem acelerar a urgência da sala de abate, que vai ser uma realidade a curto prazo. Os consumidores passarão a ter a garantia de que estão a consumir um produto genuíno supervisionado por técnicos competentes, com toda a higiene e segurança”, declarou Arménio Ribeiro.

Assim sendo, a sala de abate será a próxima meta para que torne o Capão à Freamunde um produto “mais nobre e com valor acrescentado”, o que se traduz em novos mercados e compradores para o futuro: “Ter capão todo o ano e para todo o país”.

Deixa aqui o teu comentário

Noticías

“Festival Rádio Ritmos” regressa às Festas do Corpo de Deus de Paços de Ferreira com muita música e animação

Conheça toda a programação da 3ª edição do “Festival Rádio Ritmos” e saiba quais os artistas vão fazer parte deste evento.

Avatar photo

Publicado há

em

A Rádio Ritmos organiza no próximo dia 1 de junho, entre as 16h00 e as 21h00, a 3ª edição do “Festival Rádio Ritmos”, em Paços de Ferreira. A iniciativa vai trazer ao palco diversos artistas da música popular portuguesa.

Manuel Campos, Flor, Eduardo Santos, Nelo Silva, Siga a Farra, Paulo Fernandes, Matias Araújo, Tradição d’Ouro, Zé Moreno, Jorge Amado, João Claro & Benvinda Costa, Ruizinho do Acordeão, Pedro Cunha, Nando Cachorrão, Letícia Risto, são os artistas convidados que prometem trazer muita animação ao palco do festival.

A iniciativa, que contará com a apresentação de Nuno Figueiredo, vai decorrer no Palco Devesa das Festas do Corpo de Deus de Paços de Ferreira.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Noticías

Júlia Pinheiro recebe convidada que acredita saber onde está Maddie McCann: “Eu sei onde está…”

A convidada de Júlia Pinheiro revelou detalhes do paradeiro de Maddie McCan:  “A Madeleine está num sítio…”.

Avatar photo

Publicado há

em

Júlia Pinheiro recebeu, esta semana, Conceição Currito no programa “Júlia”, da SIC. A dada altura, a apresentadora foi surpreendida pela convidada, que admitiu saber do paradeiro de Madeleine McCann, a menina inglesa que desapareceu, em 2007, na Praia da Luz.

Depois de partilhar um pouco sobre o seu dom, Conceição Currito falou sobre o caso de Maddie McCann:  “A Conceição sabe onde é que está a Maddie?”, quis saber Júlia Pinheiro. “Eu, no meu ponto de vista, eu vejo sim. Não sei a terra, não sei de tempos, mas se me levarem lá eu sei onde está”, garantiu.

A convidada ainda revelou mais detalhes:  “A Madeleine está num sítio- não sei se é mar se é rio- mas é uma terra batida e ela está lado esquerdo e ao longe avista-se só uma árvore. Se me levarem…isto é a minha visão”, afirmou.

Veja o momento aqui a partir dos 21 minutos.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Noticías

Município de Paredes dá início a campanha de vacinação animal e identificação eletrónica em todo o Concelho

Conheça os horários e os locais onde vai decorrer a campanha de vacinação animal e identificação eletrónica.

Avatar photo

Publicado há

em

Entre os dias 2 de maio e 14 de setembro, vai decorrer a vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica dos cães pelas freguesias do Concelho de Paredes. A iniciativa vai contar com o acompanhamento da Médica Veterinária Municipal.

Todas as freguesias do Concelho disponibilizam horários e locais para a campanha, tal como abaixo mencionado, mas os interessados podem, ainda, recorrer ao serviço de vacinação e identificação eletrónica no Centro de Recolha Oficial de Animais de Paredes (Ecocentro de Cristelo), às quartas-feiras úteis, entre as 14h30 e as 16h30, ou no Posto de Vacinação na Feira de Paredes, nos dias 17 de outubro, 14 de novembro e 10 de dezembro, entre as 14h30 e as 16h00. Estes locais requerem marcação prévia através dos seguintes contactos: 255 788 996 ou 255 781 013.

A vacina terá o custo de 10 euros, enquanto que a vacina e o microchip tem o valor de 12,50 euros. A taca do Boletim Sanitário é de 1 euro.

A vacinação tem como objetivo prevenir doenças graves e contribuir para a saúde e bem estar dos animais e, também, dos seus donos.

Vale salientar que a Vacinação Antirrábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e outras Zoonoses.

Saiba os horários e os locais em que vai decorrer a iniciativa:

agenda

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

Tendências