Vem aí a depressão Filomena. Vai trazer chuva e neve
Redes Sociais

País

Vem aí a depressão Filomena. Vai trazer chuva e neve

Prevê-se também ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte

Avatar photo

Publicado há

em

Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um comunicado dando conta que os efeitos da depressão Filomena vão começar a ser sentidos a partir do dia 7, quinta-feira, quer na Madeira, quer no território continental

No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades da época 2020-2021, foi atribuído AEMET (Agência Estatal de Meteorologia de Espanha) o nome Filomena a uma depressão, que se prevê estar centrada a sul do arquipélago dos Açores em 35°N e 28°W no dia 6 de janeiro de 2021 às 06:00UTC e à qual está associada um sistema frontal de atividade moderada a forte que irá afetar o estado do tempo no arquipélago da Madeira e sul de Portugal Continental.

Arquipélago da Madeira:
Os efeitos desta depressão no Arquipélago da Madeira serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de dia 7 de janeiro, prolongando-se até ao final da manhã de sexta-feira, dia 8, com rajadas até 75 km/h, sendo até 110 km/h nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.

Associado a esta depressão, prevê-se um aumento da agitação marítima na costa norte e em Porto Santo, com ondas de noroeste e altura significativa de 4 a 5 metros, passando a ondas de nordeste com 5 a 6 metros no dia 8.

Prevê-se também ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoada. No dia 8 há também a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira até final da manhã.

Portugal Continental:

Os efeitos desta depressão no território continental serão essencialmente sentidos na região Sul entre a tarde de quarta (dia 7) e sexta-feira (dia 9), prevendo-se um aumento da intensidade do vento sendo por vezes forte (até 45 km/h) de nordeste, em especial na serra de Monchique e junto ao litoral, onde as rajadas poderão atingir 60/70 km/h.

Prevê-se também a ocorrência de precipitação na região Sul, estendendo-se às regiões Norte e Centro apenas no dia 9, com possibilidade de queda de neve acima de 700/900 metros.

Espera-se ainda um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve entre a tarde de dia 6 e a manhã de dia 7, com ondas de sueste até 2,5 metros.

Deixa aqui o teu comentário

País

Realizou-se, ontem à noite, a Conferência de Imprensa para divulgação da XVII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde

Este ano foram anunciados novos embaixadores

Avatar photo

Publicado há

em

No dia 12 de Dezembro, durante o jantar de gala, um júri independente e especialista neste domínio, dará a conhecer o restaurante vencedor da confeção do melhor capão à Freamunde.

Mais uma vez vais estar disponível o serviço Take Away que permite saborear o capão em família. Os apreciadores desta iguaria nobre e única no pais podem recorrer ao serviço de takeaway, permitindo assim que, confortavelmente, todos possam apreciar o Capão à Freamunde, também em casa. Existe embalagens produzidas especificas e adequadas para servir esta iguaria.

São 48 os embaixadores do Capão à Freamunde e este ano foram anunciados mais embaixadores:

– Chef Estrela Michelin Filipe Carvalho, 50 Seconds, Lisboa

– Chef Estrela Michelin Arnaldo Azevedo, Villa Foz Hotel & Spa, Porto

– Chef Fábio Alves, Restaurante Suba, Lisboa

– Chef Vítor Adão, Plano, Lisboa

– Eng. Pedro Ribeiro da ANCAVE (Associação Nacional dos Centros de Abate e Indústrias).

A Semana Gastronómica decorre entre os dias 1 e 13 de dezembro. O melhor capão estão disponíveis, nos 11 restaurantes aderentes: Aidé Paços Ferrera Hotel; Casa de São Francisco Wine Bar; Restaurante São Domingos; Restaurante Al´Capão; Restaurante O Gusto; Restaurante Tapper; Restaurante O Marceneiro; Restaurante A.Rei.A; Restaurante O Tarasco; Restaurante Parrilhada e Restaurante a Presa.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

País

Festa de São Martinho em Frazão está de regresso nos dias 12 e 13 de Novembro na freguesia de Frazão

Festa de São Martinho em Frazão está de regresso de 12 a 13 de Novembro

Avatar photo

Publicado há

em

A tradicional Festa de São Martinho em Frazão está de regresso a Frazão no concelho de Paços de Ferreira ,S. Martinho é padroeiro da freguesia de Frazão

Dia 12/11/2022 – Sábado

09:00h Grupo de bombos “Amigos da Sede” de Frazão que irão percorrer a freguesia

Dia 13/11/2022 – Domingo

08:00H – Alvorada
09:00H – Entrada da Banda de Música de Paços de Ferreira
11:00H – Missa Solene em Honra de S. Martinho de Frazão
16:00H – Majestosa Procissão

Cartaz das Festividades de São Martinho Frazão

No final da procissão o habitual convívio com castanhas e vinho.
A banda musical de Paços de Ferreira, abrilhantará as festividades até ao final da tarde

S. Martinho é padroeiro de Frazão, a Paróquia Unidade Pastoral das Paróquias de Arreigada, Ferreira e Frazão preparou, na Igreja Matriz de Frazão, um Programa Pastoral.

A mensagem da Unidade Pastoral das Paróquias de Arreigada, Ferreira e Frazão

FESTA DO PADROEIRO S. MARTINHO

Estimados paroquianos de Frazão, as minhas cordiais saudações.

É com alegria que nos aproximamos de celebração do nosso santo padroeiro, o grande bispo e “soldado da caridade”, S. Martinho de Tours.

Como no passado, também este ano honraremos a memória viva e inspiradora de um grande homem e cristão, cujo testemunho de fé e de caridade há séculos faz vibrar a alma de tantos discípulos de Jesus Cristo.

A celebração do nosso padroeiro decorrerá nos dias 11 e 13 do corrente mês e será articulada em três eixos fundamentais que se “nutrem” mutuamente: espiritualidade, comunidade e caridade.

A dimensão espiritual e litúrgica centrar-se-á em três momentos:

– A celebração do dia litúrgico de S. Martinho de Tours, a 11 de novembro, com a ORAÇÃO DAS VÉSPERAS às 20h30, na Igreja Matriz, seguida da EUCARISTIA, às 21h00.

– A Festa do Padroeiro, a 13 de novembro, com a celebração dominical da MISSA SOLENE, às 11h00, na Igreja Matriz.

– A PROCISSÃO SOLENE, que terá início às 16h00, do dia 13 de novembro, no adro da Igreja Matriz.

A dimensão comunitária exprimir-se-á no convívio comunitário que decorrerá no antes e no pós procissão. Como se impõe nesta quadra festiva, teremos castanhas e vinho para provar, pois é o magusto de S. Martinho!

Por fim, toda a verdadeira espiritualidade cristã e todo o convívio fraterno têm de incluir os nossos irmãos mais desfavorecidos economicamente. Porque está sobre nós o tempo mais frio, e porque o gesto de partilha da capa de S. Martinho continua a ressoar no coração de muitos homens e mulheres, somos convidados a realizar um GESTO SOLIDÁRIO, na forma de doação de:

– Mantas

– Agasalhos para o tempo de inverno (luvas, cachecóis, gorros)

As peças doadas serão entregues a pessoas sem abrigo.

Desta forma, honraremos plenamente o grande santo padroeiro a quem Cristo confiou os Frazoenses, no seu dia que é também o 6º Dia Mundial dos Pobres, dia instituído pelo Papa Francisco no ano de 2017.

Na mensagem deste ano, o Santo Padre diz-nos que «a solidariedade é precisamente partilhar o pouco que temos com quantos nada têm, para que ninguém sofra. Quanto mais cresce o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolve a solidariedade» (Mensagem do Santo Padre Francisco para o VI Dia Mundial dos Pobres, 5).

Coloquemos, portanto, estimados irmãos, estas palavras em ato.

S. Martinho, nosso padroeiro, rogai por nós!

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

País

O Parque dos Moinhos em Arreigada tem vindo aos poucos a ser remodelado

Cada vez mais apetecível , é um convite por excelência , para uma tarde de envolvência com a natureza, que está à disposição dos visitantes, absolutamente renovado.

Avatar photo

Publicado há

em

PARQUE DOS MOINHOS, ARREIGADA – a natureza aqui tão perto.O Parque dos Moinhos em Arreigada tem vindo aos poucos a ser remodelado. Este espaço, bucólico e romântico, envolve os visitantes num ambiente quase mágico, apesar da sua reduzida dimensão. Por esse motivo ele é um dos mais interessantes pontos turísticos do concelho de Paços de Ferreira.

Assim define a Junta de Freguesia de Frazão Arreigada , este local de lazer .
O Parque de Moinhos de Arreigada tem sido alvo de constante requalificação por parte da Junta de Freguesia , transformando este Parque de Lazer num ponto de visita acolhedor onde a Natureza nos brinda com o Rio Ferreira , e os aromas naturais de um local de absoluta tranquilidade .


Cada vez mais apetecível , é um convite por excelência , para uma tarde de envolvência com a natureza, que está à disposição dos visitantes, absolutamente renovado.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

Tendências