Vem aí a depressão Filomena. Vai trazer chuva e neve
Redes Sociais

País

Vem aí a depressão Filomena. Vai trazer chuva e neve

Prevê-se também ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte

Avatar photo

Publicado há

em

Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um comunicado dando conta que os efeitos da depressão Filomena vão começar a ser sentidos a partir do dia 7, quinta-feira, quer na Madeira, quer no território continental

No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades da época 2020-2021, foi atribuído AEMET (Agência Estatal de Meteorologia de Espanha) o nome Filomena a uma depressão, que se prevê estar centrada a sul do arquipélago dos Açores em 35°N e 28°W no dia 6 de janeiro de 2021 às 06:00UTC e à qual está associada um sistema frontal de atividade moderada a forte que irá afetar o estado do tempo no arquipélago da Madeira e sul de Portugal Continental.

Arquipélago da Madeira:
Os efeitos desta depressão no Arquipélago da Madeira serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de dia 7 de janeiro, prolongando-se até ao final da manhã de sexta-feira, dia 8, com rajadas até 75 km/h, sendo até 110 km/h nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.

Associado a esta depressão, prevê-se um aumento da agitação marítima na costa norte e em Porto Santo, com ondas de noroeste e altura significativa de 4 a 5 metros, passando a ondas de nordeste com 5 a 6 metros no dia 8.

Prevê-se também ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoada. No dia 8 há também a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira até final da manhã.

Portugal Continental:

Os efeitos desta depressão no território continental serão essencialmente sentidos na região Sul entre a tarde de quarta (dia 7) e sexta-feira (dia 9), prevendo-se um aumento da intensidade do vento sendo por vezes forte (até 45 km/h) de nordeste, em especial na serra de Monchique e junto ao litoral, onde as rajadas poderão atingir 60/70 km/h.

Prevê-se também a ocorrência de precipitação na região Sul, estendendo-se às regiões Norte e Centro apenas no dia 9, com possibilidade de queda de neve acima de 700/900 metros.

Espera-se ainda um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve entre a tarde de dia 6 e a manhã de dia 7, com ondas de sueste até 2,5 metros.

Deixa aqui o teu comentário

País

Em média portugueses pagam 45 euros mensais por televisão telemóvel e pacotes de internet.

Já este ano, as operadoras já comunicaram aumentos na ordem dos 4,5%.

Avatar photo

Publicado há

em

Operadoras tiveram um lucro de mais de 3900 milhoes de euros, o lucro mais alto de todos os tempos segundo Anacon. Este ano já foram anunciados novos aumentos . Todos os meses em media os portugueses estão a pagar 45€ de mensalidade pelos serviços televisão telemóvel e pacotes de internet dados são avançados pela Anacom e dizem respeito ao ano de 2023.

Segundo os dados da ANACOM, o maior lucro de sempre das operadoras faturaram tanto como durante o ano passado o lucro foi de aproximadamente de 3.900 milhões de euros, o que representou uma subida na ordem dos 6% em relação ao ano 2022.

Em 2023, a subida dos preços das telecomunicações em Portugal chegou aos 7,8%. Já este ano, as operadoras já comunicaram aumentos na ordem dos 4,5%.

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Noticías

Parque da Cidade de Paredes recebe Corta Mato Inclusivo e reúne cerca de 150 atletas de escolas e instituições de diversos Concelhos

O evento desportivo pretende levar o desporto adaptado ao panorama nacional…

Avatar photo

Publicado há

em

Na manhã desta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, decorreu, no Parque da Cidade de Paredes, a segunda edição do Corta Mato Inclusivo “Cidade de Paredes”, promovido pelo Município em parceria com a ANDDI – Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual.

A iniciativa desportiva contou com a participação de cerca de 150 atletas de escolas e instituições de Paredes e de outros concelhos, nomeadamente, do Agrupamento de Escolas de Baltar, da Escola Secundária de Paredes, da CACI Sobrosa, do Emaús, da Fundação AJ Gomes Cunha, CERCIFEL, da APACI – Barcelos, da APADIMP – Penafiel, da APPACDM – Castelo de Paiva e da APPACDM – Trofa.

O Corta Mato Inclusivo “Cidade de Paredes”, inserido no programa municipal de desporto adaptado, contou com as provas dos escalões juvenis, escalões seniores e master de desenvolvimento intelectual e escalões seniores e masters de síndrome down e autismo.

Esta iniciativa teve como objetivo dinamizar e promover eventos inclusivos, mais concretamente, o atletismo adaptado, no panorama municipal e nacional.

Fotografias: DR

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler

Noticías

Ciclista da equipa Paredes Fortunna conquista primeiro lugar em Espanha

Esta foi a primeira vez que a equipa júnior da Academia de Ciclismo Paredes Fortunna participou numa prova internacional…

Avatar photo

Publicado há

em

A Academia de Ciclismo Paredes – Fortunna alcançou resultados de excelência na etapa da Volta a La Plana, em Valência, Espanha. O ciclista Daniel Moreira distinguiu-se pela conquista de duas vitórias, num total de três etapas.

No total, a equipa conquistou a Camisola da Regularidade e somou duas vitórias pelo atleta Daniel Moreira. O ciclista David Sousa, da mesma academia, também cruzou a meta em terceiro lugar numa das provas.

Esta foi a primeira vez que os seis atletas da categoria júnior participaram numa prova internacional. A prova em Valência está categorizada para a pontuação UCI Europe Júnior.

Fotografia: DR

Deixa aqui o teu comentário
Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

Tendências